Decoração para casa de campo

A arquitetura contemporânea permite hoje que as pessoas construam com as mais variadas formas e estilos diferentes de edificações. São casas modernas, ecléticas, contemporâneas e clássicas se misturam nos muitos estilos adotados hoje na construção civil, e nesse interim, um tipo de construção que tem feito muito sucesso são as casas de campo. Esse tipo de edificação possui um estilo próprio, muito característico do interior, que se traduz tanto na composição das fachadas quanto na decoração interna.

Decoração de casas de campo

Decoração de casas de campo

Decoração passo a passo

O primeiro passo ao se pensar na decoração da casa de campo é a diferença entre a residência dita urbana e o recanto bucólico que a casa de campo quase que obrigatoriamente deverá ser. Uma casa de campo deve remeter ao aconchego das casinhas típicas do interior do Brasil; esta aparência pode vir de detalhes vintage como pisos rústicos, fogão a lenha estrategicamente colocado em um cantinho de contemplação, sofás e espreguiçadeiras com ar mais interiorano e pequenos detalhes de decoração, como vasos, luminárias e cortinas.

Outra ideia interessante são moveis contemporâneos feitos com madeira de demolição, que causam uma certa ambiguidade por terem o visual moderno dos móveis contemporâneos com o acabamento prejudicado da madeira de demolição. Você pode encontrar muito sobre esse tipo de material em sites especializados em decoração de ambientes, e em lojas de produtos decorativos antigos ou com visual antigo. Outro tipo de móvel são aqueles criados a partir das formas da madeira, com o mínimo de beneficiamento possível.

Móveis de madeira rústica para sala de jantar

Móveis de madeira rústica para sala de jantar

Painel de madeira de demolição em parede de sala de estar de casa de campo

Painel de madeira de demolição em parede de sala de estar de casa de campo

O piso, deve ser essencialmente rústico em casas de campo. Recomenda-se pisos de madeira, cerâmica com acabamento não esmaltado, ou mesmo de pedra, como lajotas de basalto para o revestimento de piso interno. Pisos de porcelanato, por exemplo, tendem a dar um ar muito moderno para a edificação, que não casa bem com o objetivo da decoração de casas de campos, que normalmente está associada à rusticidade.

A parte externa

A varanda é condição sine qua non de qualquer casa de campo que se preze. Amplas, arejadas, estes espaços precisam ser ao mesmo tempo práticos e acolhedores. Se o piso for mais moderno, como os cerâmicos, deixe a varanda com ar despojado usando detalhes em madeira. Abuse das espreguiçadeiras e redes, puffs e poltronas, ou mesmo uma tábua disposta como um longo e charmoso banco.

A parte externa da casa também merece um destaque, especialmente nos tipos de materiais utilizados. Confira mais sobre fachadas em http://construindodecor.com.br/fachadas-de-casas/. São bem características desse tipo de edificação revestimentos de madeira e alvenaria de tijolos aparentes, que conferem um ar bem rústico para o espaço externo.

Fachada de casa simples do interior com varanda aberta para casa externa

Fachada de casa simples do interior com varanda aberta para casa externa

Fachada de casa de campo contemporânea

Fachada de casa de campo contemporânea

O jardim que rodeará a casa de campo precisa de árvores (de preferência frutíferas), palmeiras e flores que sejam adequadas ao clima do local. Contraste o verde das folhas com a profusão de cores que as flores darão ao ambiente; escolha espécies que atraiam borboletas e pássaros canoros. Se a casa de campo tiver uma piscina, capriche no deque de madeira – lindo e antiderrapante – e na ambientação agradável, com locais para descanso e curtição bem delimitados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *